Ensinar Ciências é uma atividade humana condicionada por fatores sociais, considerando o contexto histórico no qual o aluno está inserido, é necessário refletir como os currículos de ensino em Ciências vêm lidando com a questão da diversidade, colaborando para a desconstrução ou legitimação de estereótipos e preconceitos. As problemáticas sociais são integradas na proposta educacional através dos Temas Transversais.
O tema Orientação Sexual tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados. Viver a sexualidade é um direito de cada indivíduo. A discriminação e o preconceito em nada contribuem para o crescimento e a convivência na sociedade.
Em algum momento de nossas vidas já ouvimos:
"Menino não chora. "Que garota oferecida,fica dando em cima dos garotos!" Isso é coisa de mulher(zinha)."
Prendam suas cabritas porque meu bode está solto."
Essas frases revelam papéis atribuídos pela sociedade em geral a homens e mulheres.
A mulher deve se enquadrar em estereótipos como passividade, emotividade, vocação para trabalhos domésticos?
O homem deve ser educado para ser agressivo, calculista, resistente à dor?
Como esses estereótipos surgiram? Eles sempre existiram?
Que papéis masculinos e femininos são biológicos e quais são sociais,ou seja, adquiridos, aprendidos no convívio social?
Há varias maneiras de "ser homem" e várias maneiras de"ser mulher". O conceito do que é feminino e do que é masculino pouco tem de natural, mas muito do que foi socialmente construído. O importante é saber que viver em sociedade exige o cumprimento de regras básicas de respeito ao outro: exige solidariedade e a consciência de que fazemos parte de um grupo,assim é preciso sobre tudo,respeitar e valorizar cada pessoa, não apenas as semelhanças, mas também as diferenças.
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