domingo, 7 de julho de 2013

Afinal, aprender Ciências para quê?

O ensino de Ciências é um espaço privilegiado em que diferentes explicações sobre os processos físico-químicos do Universo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelos seres humanos podem ser exploradas e comparadas. A apropriação desse conhecimento permite aos alunos a ampliação da sua compreensão de mundo, bem como um posicionamento diante de questões atuais, orientando suas ações de forma mais consciente.
O ensino de Ciências envolve o trabalho com algumas competências que possibilitam a aquisição e a sistematização do conhecimento. São competências essenciais para as ciências: observa; experimentar; comparar; estabelecer relações entre fatos ou fenômenos e ideias; ler e escrever textos informativos;  organizar informações em desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos; fazer suposições ou previsões; comparar hipóteses e confrontá-las com dados obtidos por investigação; propor e resolver problemas.

Para que essas competências sejam trabalhadas  nos alunos, espera-se que o professor desenvolva uma metodologia que privilegie o diálogo, valorizando o aluno e seu conhecimento, contribuindo para que tal conhecimento ganhe um novo significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário