quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Ensino de Ciências na Sociedade Contemporânea

                                                    "...não se pode pensar no ensino de Ciências como propedêutico,voltado apenas para o futuro distante. O estudante não é só cidadão do futuro,mas já é cidadão hoje, e, nesse sentido, conhecer Ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação  social e desenvolvimento mental, para assim viabilizar sua capacidade plena de exercício da cidadania."
                                              Parâmetros Curriculares Nacionais-Ciências Naturais, p. 23, 1988.

Considerando o avanço científico e tecnológico da sociedade atual é necessário aproximar o aluno desse saberes, favorecendo seu processo de construção do conhecimento e o desenvolvimento pleno de de suas competências e habilidades de forma crítica e participativa. 
O objetivo do ensino de Ciências no Ensino Fundamental é  permitir ao aluno a compreensão do mundo e estimular sua atuação como indivíduo e como cidadão, aproximando-o do conhecimento, possibilitando a percepção de um mundo em transformação e que esse conhecimento é relevante do ponto de vista social, cultural e científico. 

"Na educação contemporânea,o ensino de Ciências é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos,contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária.
                                                   Parâmetros Curriculares Nacionais, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário