quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Projeto Experimentando Ciências




                                         Projeto Tornado de Gelo Seco



Objetivos: Compreender como os tornados se formam


           Um tornado é um grande redemoinho de vento formado por tempestades. Sua intensidade pode variar de 0 a 5 de acordo com a escala Fujita, criada por Tetsuya Thedore Fujita (1920-1998), meteorologista especialista em tornados. 
              Os tornados se formam a partir de uma mudança na direção e velocidade do vento, conhecida como “cisalhamento”. Essa mudança na direção e o aumento da velocidade do vento com a altura acabam criando uma rotação horizontal, o redemoinho.
              O ar ascendente entra na tempestade inclinada e o ar em rotação da posição horizontal muda para a posição vertical criando uma área de rotação que é igual a quase toda a área da tempestade. 
              A diferença entre tornado e furacão é que o primeiro ocorre somente na terra (são mais freqüentes no meio-oeste dos EUA e na Austrália) enquanto que o furacão sempre surge no mar, embora possa se estender para a terra caso haja condições de umidade propícias (chuva, por exemplo).

Os alunos Pedro, Leandro, Charles e Rayane, da turma 609, da E.M.Panaro Figueira sob a orientação do professor de ciências,Joel, realizaram uma prática para entender como os tornados se formam.

      






Nenhum comentário:

Postar um comentário